1 de dezembro de 2009

Ultrapassados?

Filmes batidos no mundo de RH ainda podem render boas lições
Muitos filmes são vistos pelos profissionais de RH como muito velhos e ultrapassados para serem usados em treinamentos. Estava conversando esses dias sobre isso com meu gestor, que me pontuou que um filme muito conhecido desse meio já está mais do que desgastado. O filme em questão é "Procurando Nemo", a já conhecida história do peixe dourado que atravessa o oceano pacífico em busca do filho desaparecido. Tudo bem que a história de Nemo já seja conhecida, mas será que tudo ja foi aprendido com esse filme? Que foco pode ser dado então a essa história, onde um oceano de possibilidades -sem trocadilhos - já foi explorado?

Outro filme que percebo uma grande aceitabilidade - e, da mesma forma, empregabilidade - é "Homens de Honra". Muitas pessoas já me sugeriram esse título para debates em eventos e até mesmo para ser discutido aqui no blog. Mas é nessa hora que a gente precisa da criatividade pra buscar algo novo dentro desses filmes, porque todo mundo já os viu e já conhecem a história e todas as lições possíveis que podem ser extraídas.

A questão a se perguntar é: EU JÁ APRENDI ESSAS LIÇÕES? Em "Procurando Nemo", o pai sai em busca do filho e atravessa todo tipo de obstáculo. Você ainda dá importância para os seus obstáculos? Vê que não vai conseguir no primeiro problema que aparece? Então é hora de assistir a "Nemo" de novo, porque ainda não aprendeu nada! O peixe Marlin, pai de Nemo, não consegue enxergar que a ajuda para seus problemas está ao seu lado, na peixinha Dori. Mesmo com problemas de memória, ela atravessa o oceano com ele, mostrando que tudo pode ser mais fácil, se nós mesmos nos descomplicarmos. E quantas pessoas preferem ainda olhar só pro seu umbigo e se lamentar do que tentar contar com a ajuda dos outros? Uma dose de "Nemo" aqui ainda se faz necessária!

A mesma coisa acontece com "Homens de Honra". Na história, o personagem de Cuba Gooding Jr. enfrenta todo tipo de obstáculo para ser um mergulhador. E era só isso que ele queria. Mas veja que ele consegue algo mais. O título que ele recebe para sempre na sua vida é de "primeiro mergulhador negro da história". Ele quebrou paradigmas quando ninguém achava que isso era possível, quando quebrar paradigmas era crime - principalmente na posição dele. E VOCÊ, JÁ QUEBROU SEUS PARADIGMAS HOJE? Já expadiu seus horizontes e deixou de olhar para as condições que o mundo te impõe? Ou vai fazer a diferença com a capacidade que tem? Talvez você precise assistir a "Homens de Honra" de novo.
Por mais que alguns filmes sejam ultrapassados, fiquem velhos e batidos, sempre dá pra aprender de novo com eles. Ainda mais quando a lição não foi bem aprendida! Se aquele gestor já viu o meso filme quinhentas vezes, mas ainda não mudou nada, mude você! Mude o foco, mostre outros pontos, faça a diferença! Uma história ultrapassada pode cair tão bem quanto uma história novinha em folha. Basta ser um bom contador de histórias!
Esteja preparado para o novo, porque o novo pode surgir até de onde não se esperava mais.

1 comentários:

Anderson Siqueira disse...

Opa! Mais um blog bacana! Com certeza já é um dos favoritos no meu.
=]