21 de dezembro de 2009

Lições valiosas com "Avatar"



Um dos principais lançamentos de fim de ano, o filme "Avatar" promete ser um dos maiores já feitos na história do cinema. Pode parecer uma história até boba ou trivial, já que o filme foi vendido praticamente como ficção científica. Um ledo engano. "Avatar" tem tanto a oferecer que não cansa nada em suas 2 horas e 40 minutos de projeção. E o melhor de tudo: o diretor James Cameron queria passar uma lição. Uma lição valiosa.

O filme conta a história de como os humanos se instalaram no planeta Pandora, no ano 2154, e começaram a explorar as riquezas do local. Para isso eles entraram em conflito com os habitantes do planeta, os Na'vi. O projeto Avatar foi desenvolvido por cientistas que querem manter um contato mais direto com eles. Então foram criados seres que são clones que misturam o DNA humano com o nativo. Assim, os cientistas podem se conectar ao Avatar através das redes cerebrais. Um dos "pilotos" de Avatar é o fuzileiro Jake Sully, que vai substituir o irmão gêmeo, que foi assassinado. É Jake quem começa a se infiltrar na floresta e conhecer mais dos Na'vi, percebendo que eles dão valor ao seu planeta e aos seus semelhantes. Jake então começa a ficar dividido entre ajudar o povo Na'vi a defender seu território e a completar o seu trabalho, enquanto humano.
A história que podia ser só mais um cont alienígena nos mostra o quanto às vezes somos egoístas e arrogantes, pensando apenas no próprio conforto. O sentimento de comunidade que o povo Na'vi demonstra é único. Para eles, toda a energia da floresta passa por eles e acaba voltando para a natureza. Juntos eles podem fazer qualquer coisa; sozinhos são mais fracos. Talvez por contar demais com sua individualidade, o homem se apóie em máquinas pesadas, como os tanques e explosivos que vão destruir Pandora.


A falta de respeito mútuo é a principal causa de falha quando se tenta trabalhar em equipe. Muitos pensam que são bons o bastante para dar conta de seu trabalho, quando este poderia ficar muito melhor complementado se contasse com ajuda. Ainda mais quando a tarefa demanda uma grande força: apenas uma pessoa não consegue tudo. Todos estão juntos e unidos por um bem comum, então todos tem que coperar. E quando chegam as adversidades, como o que acontece com o povo Na'vi que tem seu território invadido e devastado, sempre há uma solução melhor do que simplesmente aceitar a derrota.

"Avatar" traz muitas outras lições sobre o Planeta Terra, sobre o meio-ambiente, sobre o capitalismo, entre outros. Mas acho que a principal lição que o diretor quis passar se resume em uma palavra: RESPEITO. Respeito pelo próximo, respeito pelas atitudes dos outros, respeito por nós mesmos antes do egoísmo. Lembrando de um velho ditado: "os nossos direitos terminam onde os dos outros começam". Então, comece a analisar e veja o quanto de respeito ainda falta nas suas atitudes.

0 comentários: