7 de dezembro de 2009

Conflito de Gerações - Post 1: Os Veteranos

Todo mundo já sabe que as pessoas estão dentro de grandes grupos de gerações que nasceram no século XX. Essas gerações estão presentes em todos os âmbitos da nossa vida. Você, que está lendo esse texto agora mesmo, faz parte de uma delas. Mas qual é a sua geração? Ela é uma regra? Especialistas dizem que sim. Embora as pessoas conservem a sua individualidade, todos foram criados sob um aspecto histórico e cultural que foi o mesmo pra todo mundo em algum momento. Por isso as características são tão fáceis de determinar e estudar. A partir de hoje, o Cine Gestão começa uma série de cinco partes sobre as gerações, começando com a geração que abriu o século XX.



Geração dos Tradicionais (ou Veteranos)

Alguns chamam de tradicionais, outros de veteranos. De acordo com os termos americanos, de onde veio a maioria dos estudos sobre gerações, os veteranos são aqueles que nasceram até 1945 e viram o mundo mudar de uma forma gradual na primeira metade do século XX. Essas pessoas cresceram em um ambiente de duas guerras mundiais e uma crise no sistema econômico mundial, em 1929, até então sem precedentes. A maioria nem está mais trabalhando.

Essa geração precisou reconstruir o mundo para que seus filhos pudessem viver nele. Muitos dos homens que se tornaram empresários no pós-guerra vieram retomar suas posições quando a mesma acabava e voltavam dos campos completamente mudados. O desejo de mudança era sem tamanho. Por isso, a geração dos veteranos é tão organizada, dedicada e prática. Querem ver resultados de mudança e não vem custos para isso porque na sua história de vida (ou do seu país, como um todo), todos passam dificuldade.

Eles preferem a estabilidade, por isso pessoas dessa geração passam muito tempo na mesma empresa. Hoje, no ano 2009, muitos desses já se aposentaram, mas se parar pra perguntar, muitos se aposentaram na empresa em que começaram. Os que não se aposentaram ainda, certamente estão em cargos de chefia ou de sociedade, tamanha a confiança devotada à empresa. Há ainda aqueles que nunca foram promovidos, ou entã, foram promovidos a cargos significativamente baixos. Mesmo assim, esses funcionários são aqueles que não dão nem um "ai" pra falar mal da empresa, ou quando falam é totalmente sem pudor, porque já conhecem muito bem o sistema ali dentro.

Essa geração é a geração dos sacrifícios. Gostam de hierarquias rígidas e de padrões a serem seguidos. Eles tiveram que aprender todo um sistema novo de automação vindo da II Revolução Industrial e das necessidades das guerras. Ainda tiveram que se adaptar às tecnologias futuras, tendo que aprender a lidar com computadores, celulares, automóveis modernos, etc.

Numa cultura organizacional atual, o impacto dessa geração ainda é significativo (para o caso das empresas que ainda tem funcionários muito antigos). Eles acumularam sabedoria e experiência ao longo dos anos, sem abrir mão da moral e dos costumes que aprenderam na juventude, quando ainda estavam aprendendo sobre a vida. A rigidez de alguns criou uma geração um tanto quanto libertária e otimista, os chamados babyboomers, que vamos falar no próximo capítulo.

Filmes para entender a Geração dos Veteranos :


-Cocoon
-Coco Antes de Chanel
-As Confissões de Schmidt
-Gran Torino
-Garotas do Calendário
-Lições Para Toda a Vida
-Intrigas de Estado
-A Rainha
-O Resgate do Soldado Ryan
-Venus
Fontes:
Revista Galileu, Ed. 219

0 comentários: