14 de dezembro de 2009

Conflito de Gerações - Post 3: Geração X

Conforme vimos no post anterior, os babyboomers são um pouco avessos a mudanças, especialmente quando essas vem de gerações mais jovens. Pois o que agraga cada vez mais problemas dentro dos conflitos de gerações, é que as empresas que estão com forte atuação hoje estão com seus colaboradores quase todos na casa da Geração X, a geração filha dos babyboomers que é altamente favorável a mudanças.

Pertencem à Geração X aqueles que nasceram entre 1965 e 1980, ou seja, tem pouco mais de 30 anos. Nesse período, as condições materiais do planeta permitem pensar em qualidade de vida, liberdade no trabalho e nas relações. Com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação, a Geração X já pode tentar equilibrar vida pessoal e trabalho. Mas, como enfrentaram crises violentas, como a do desemprego na década de 80, também se tornaram céticos e superprotetores.


A Geração recebeu esse nome devido a um romance sobre o assunto. Seus membros são os filhos de mães que trabalham fora ou de pais divorciados.Diferentemente dos integrantes da geração do baby boom, que tendiam a se especializar em ciências humanas, os membros desse grupo preferiram as áreas de administração e economia, trocando o idealismo por um realismo mais pragmático e cético. Entre suas principais influências estão Ronald Reagan, a explosão do ônibus espacial Challenger e a Guerra do Golfo.



Os indivíduos da Geração X, apesar lidar melhor com mudanças, são também os que mais se conformam com uma determinada situação. Eles viveram em pleno período de Guerra Fria, onde uma nova ordem mundial estava prestes a ser implantada, mas não era implantada nunca. A briga entre capitalismo e socialismo fez nascer uma sensação de insegurança e conformismo muito grande na Geração X.


A maior parte daqueles que fazem parte dessa geração não se sente ameaçada pela vida corporativa. Tendem a não acreditar nas instituições em geral e magoam-se profundamente com as premissas. Eles se motivam pelas mesmas razões que a geração dos boomers se motivou. Planejam deixar a vida corporativa em breve para iniciar algum empreendimento ou trabalhar em empresas pequenas, opções que se encaixam melhor, para eles, que os papéis corporativos que necessitarão assumir.


Entretanto, esse perfil ainda é altamente necessário às grandes corporações. São pessoas que entraram na empresa com a mente aberta, um pouco mais racional do que a geração anterior e que agregou valores importantes no seu desenvolvimento. Essas pessoas hoje estão em cargos de gerência, mas vem seus postos ameaçados pelas constantes mudanças abruptas na economia ou pela geração mais nova.


Porém isso está mudando. estudos apontam que a crescente convivência da Geração X com os mais novos tem feito deles mais competitivos e interessados do que se pensava anteriormente. Até mesmo porque, em cargos de gestão, eles precisam entender como funciona a mente de seus futuros colaboradores, para que justamente por isso possa prover a eles melhores condições de trabalho. Sem dúvida, as maiores reponsabilidades na maioria das empresas cabe a alguém da Geração X!


Eles buscam um equilíbrio real entre trabalho e vida pessoal e são profundamente independentes. Seguem os passos de seus superiores imediatos. A Geração X é a primeira geração que verdadeiramente domina os computadores. É claro que os "Y" estão muito mais antenados, mas um "X" convive com informática há mais tempo. E o mais importante: são os indivíduos da Geração X os maiores incentivadores do trabalho em equipe.


As empresas estão com a mente mais corporativa devido às ações da Geração X, mas essa mesma mente esté tendo que lidar com uma situação atípica: colaboradores mais do que independentes, individualizados, cada vez mais especializados e sem nenhuma fidelidade empresarial. Como o mundo hoje na palma da mão, a próxima geração acha que tudo é muito pouco pra ela. No próximo post, a famosa (e temida) Geração Y.


Filmes para entender a Geração X:

-Kramer vs. Kramer
-Dizem por Aí
-Um Crime de Mestre
-Harry e Sally: Feitos Um Para o Outro
-Wall Street: Poder e Cobiça
-Em Boa Companhia
-Closer: Perto Demais
-O Informante
-Recém-Chegada
- e o ainda inédito Amor Sem Escalas, que estreia em fevereiro.


Fontes:







0 comentários: