17 de dezembro de 2009

Conflito de Gerações - Post 4: Geração Y

Irresponsáveis, imaturos e infiéis.

Assim são vistos muitos dos integrantes da Geração Y, a geração de pessoas que nasceu entre 1977 a 1992, ou seja, quem está no mercado de trabalho e tem menos de 30 anos. Essas pessoas estão mudando a maneira de pensar das empresas porque estão se tornando maioria aos poucos. Sua maneira de pensar está entrando em conflito com todas as gerações anteriores. Os "Y" são vistos como rebeldes e indisciplinados. Mas será que isso é mesmo a verdade? Os "Y" não possuem nenhum valor, nenhuma agregação, nada que contribua? Claro que sim! Tanto é que eles estão ganhando cada vez mais voz e sendo cada vez mais reconhecidos como inovadores.

Na verdade mesmo, a Geração Y nada mais é do que um resultado das gerações anteriores. Eles são os filhos da geração que começou a trabalhar cedo e se tornou independente cedo, passando a valorizar o trabalho.Os pais, em sua maioria, viviam ausentes trabalhando; as mães se emanciparam cedo e ganharam o mercado de trabalho. Não à toa as mulheres dominam hoje. Os filhos precisavam ser compensados de alguma forma, daí foram mimados. Hoje, a Geração Y é acostumada a ter tudo o que quer na mesma hora e só se satisfazem por completo quando seus desejos são atendidos. Não tem compromisso com ninguém a não ser com seus próprios interesses. É defendendo suas vontades que eles decidem o quanto eles vão se dedicar a uma empresa.
Eles estão muito mais preocupados com o próprio crescimento do que com o crescimento da empresa. Mas isso não quer dizer falta de comprometimento, muito pelo contrário. Quando eles decidem pelo emprego certo, se eles observam a possibilidade de crescimento, se ofertam 100% ao local de trabalho e ficam felizes com o que fazem. Quando há um retorno positivo, cada vez mais eles desempenham melhor suas funções. O problema está quando nada disso compensa. Se o "Y" não se satisfaz no trabalho ele pode pensar de duas formas: 1-"Não posso sair agora, mas só vou aguentar o tempo necessário, até conseguir coisa melhor" ou 2-"Sou novo e tenho condições de conseguir algo melhor. Não vou ficar mais aqui". De uma forma ou de outra, para eles insatisfação é sinônimo de demissão. É o que especialistas no assunto tendem a chamar de infidelidade.

Quantas pessoas com menos de 30 anos já passaram pelo terceiro emprego? Essa geração é aquela que não consegue ficar muito tempo no mesmo lugar; E às vezes não é nem questão de compromisso ou dinheiro. Eles simplesmente ficam entediados, se cansam da rotina e precisam de algo novo constantemente. Os "Y" cresceram em um mundo com aceleradores de tempo, como a televisão, o celular, a internet, os videogames, ente outros. Eles acompanharam a evolução tecnológica - muitos inclusive ajudaram a criá-las, vide Mark Zuckerman, o criador do Facebook. Eles não gostam de ficar parados no tempo. Precisam ficar antenados em tudo o que está acontecendo e são os que mais acessam internet e dispositivos de mídia como Orkut, Facebook e Twitter.

A geração Y gosta de ditar as regras, e não de segui-las. O que não significa insubordinação. Pelo contrário. Pesquisas nas empresas comprovam que a maioria das ideias inovadoras que surgem nas empresas vem de indivíduos da Geração Y. O mercado hoje é voltado pra ele, mas porque eles é quem estão lá dentro voltando o mercado! O que as empresas precisam compreender é que "Geração Y" e "Bagunça" não são sinônimos. Liberdade criativa tem muito mais a ver e é muito mais relacionada com o termo. O problema está na falta de percepção das empresas em não explorar o caráter criativo e não dar esse retorno.

A Geração Y quer satisfação pessoal antes da satisfação financeira, mas faz o possível para aliar os dois. Para eles, faz muito mais sentido agregar experiencia em diversas áreas e empresas do que fazer carreira num lugar só. Uma exigência que o mercado começou a fazer, a do funcionário multiuso, agora está se voltando contra ele: cada vez mais profissionais querem ser multiuso, desde que sejam reconhecidos por isso. Até mesmo porque, a Geração Y está muito mais voltada para o conteúdo de qualidade que tem dentro deles.

Vale a pena investir nessa geração, que será a que vai comandar as empresas no futuro. Eles serão muito mais experientes em tecnologia, em trabalho, em informação, em tudo! Então, pense bem antes de achar que a Geração Y é irresponsável e imatura. Eles são muito responsáveis com coisas que valem a pena ser. E serão tão antenados que serão páreo duro para a próxima geração, que ainda está na escola, mas vive online quase 100% do dia. Afinal, daqui há alguns anos, vai haver um momento em que tudo vai ser online. Para isso, as pessoas que trabalharão nas empresas precisarão ter esse domínio. É assim que está crescendo a Geração Z, que você confere no próximo post.


Filmes para entender a Geração Y:
-De Repente 30
-Marley e Eu
-(500) Dias com Ela
-O diabo Veste Prada
-Curtindo a Vida Adoidado
-Em Boa Companhia
-Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
-As Patricinhas de Beverly Hills
-Conta Comigo
-O Procurado
-Homem-Aranha 2

0 comentários: