3 de novembro de 2009

Cine Gestão - Cinema muito além do entretenimento


Objetivo: Mostrar como o cinema pode ser um ótimo recurso e uma fonte inesgotável para treinamento e desenvolvimento na área de Gestão de Pessoas e no universo corporativo. Habilitar os profissionais a terem uma outra visão de filmes, seriados, animações e técnicas audiovisuais para que isso possa ser usado dentro da empresa como treinamento e ao mesmo tempo, motivação.

· O que é o Cine Gestão?

O Cine Gestão é um dos segmentos do Grupo Probus que vai funcionar de duas formas. A primeira é como um blog onde serão tratados assuntos que relacionem cinema e gestão de pessoas, treinamentos e outros aspectos. O blog vai trazer dicas de filmes e como utilizar esse recurso dentro do espaço empresarial para os colaboradores.

O segundo segmento do Cine Gestão serão os encontros, promovidos pelo Grupo Probus, onde serão exibidos filmes, seguidos de debates, para auxiliar, ainda mais, a implementação desses recursos na gestão de pessoas.

· Porque o cinema?

O cinema é uma arte plural, que atinge a todas as esferas da sociedade. Não existe uma única pessoa que não goste de filmes, não importando o gênero. Todos já tiveram a oportunidade de assistir e cada um tem pelo menos um filme marcante e inesquecível na sua história de vida. Cada vez mais o mercado tem apostado nas convergências de mídia e em recursos audiovisuais para a disseminação de conteúdo e informação. Vide o crescimento assombroso dos vídeos na internet e do sistema on-demand para filmes. Com esse propósito, o Cine Gestão vem mostar que o cinema já produziu um vasto acervo de conteúdo que pode – e deve – ser usado como forma de treinamento.


· Por que usar filmes comerciais?

Porque o cinema consegue passar informações de forma clara e completa, seguindo métodos de raciocínio eficazes. É muito mais fácil alguém compreender uma situação observando um exemplo. Sem falar que filmes trazem uma linha narrativa que ajudam na absorção da história.


· Isso não pode confundir aprendizado e diversão?

Não necessariamente. Tudo vai depender da escolha do filme e da mensagem a ser passada. Na verdade, o que vai importar mesmo é o que o colaborador vai aprender com a exibição do filme. A diversão vem acoplada a essa intenção. E mesmo que assim seja, essa é uma técnica que motiva os colaboradores a participarem ativamente, dando até sugestões para próximas sessões. Porque não aliar lazer e aprendizado?







0 comentários: