12 de março de 2010

Elizabeth I: Rainha da Inglaterra




Rainha da Inglaterra e da Irlanda, a última das governantes da dinastia Tudor. Durante o reinado de Elizabeth, a Inglaterra tornou-se uma potência mundial. Filha de Henrique VIII e sua segunda esposa, Ana Bolena, que foi decapitada quando Elizabeth (nascida Isabel) tinha 3 anos, ela nasceu em Greenwich, perto de Londres, em 1533. Isabel passou a infância fora da Corte, estudou línguas, música e dança. Voltou à Corte ao cair nas graças da sexta esposa de Henrique VIII, Catherine Parr, e sobe ao trono em 1558, após a morte de seus meio-irmãos Eduardo VI e Maria I.


Sob o nome de Elizabeth I, ela implantou definitivamente o protestantismo e a Igreja Anglicana na Inglaterra. Enérgica e autoritária, perseguia católicos e membros da seita presbiteriana dos puritanos. Temendo conspirações dos católicos, Elizabeth aprisionou e mandou decapitar em 1587 Mary Stuart, sua prima e rival, rainha católica da Escócia. É o pretexto para a declaração de guerra do católico Felipe II, rei da Espanha, que tenta combater as incursões inglesas nos territórios coloniais espanhóis. A vitória sobre a frota espanhola, a Invencível Armada, em 1588, abriu caminho para a Inglaterra se tornar potência colonizadora do Novo Mundo e estabelecer sua supremacia marítima.


Elizabeth desenvolveu o comércio e a indústria e incentivou o renascimento das artes e a liberação dos costumes. A Bolsa de Londres, aberta em 1566, tornou-se um dos principais centros financeiros da Europa. A Companhia das Índias, criada em 1600, expandiu o comércio externo. Durante seu reinado, a literatura teve um grande florescimento. São do chamado Período Elizabetano as obras de William Shakespeare, Edmund Spenser e Christopher Marlowe. Elizabeth jamais se casou, e é conhecida como a "Rainha Virgem".


Isabel I adoeceu em fevereiro de 1603, sofrendo de fraquezas e insónia. Morreu em 24 de março no palácio de Richmond. Com sessenta e nove anos de idade, foi a mais longeva monarca a governar a Inglaterra até sua época. Isabel foi enterrada na abadia de Westminster, ao lado de sua irmã Maria I. O epitáfio de seu túmulo é a inscrição latina "Parceiras no trono e na sepultura, descansamos aqui duas irmãs, Isabel e Maria, na esperança de uma ressurreição".

O QUE ELIZABETH I TEM A VER COM GESTÃO? DESCUBRA NO DIA 13/04/10, ÀS 08H, NO 2° ELA GESTORA. CLIQUE AQUI E SE INSCREVA!

0 comentários: