18 de maio de 2010

A Arte imita a vida: o maior fraudador de todos os tempos!

Por ALine Souza

@souzaline

Este mês estamos tratando um assunto muito polêmico e que tem se tornado fator de relevância quando se trata de gestão empresarial. Estamos falando das fraudes nas empresas. Quase ninguém ouve falar desse problema porque a mídia só o noticia quando se trata de uma empresa estatal, pública, ou seja, as pequenas empresas quase nunca se mostram como sofredoras do mal. E o que é pior, as grandes empresas influenciam as menores. No Brasil, a tradição da corrupção pode gerar uma cultura coorporativa nociva que não estabelece parceria com a empresa onde se trabalha.

Para este tema escolhemos trabalhar com o filme Prenda-me se for capaz (2002), título original - Catch me if you can -, de Steven Spielberg. Nele, um jovem, traumatizado com a separação de seus pais e com um sentimento de idolatria pelo pai, foge de casa para se tornar o maior falsário de todos os tempos nos EUA com apenas um talão de cheques no bolso e sem quase nada na conta bancária. Este jovem, vivido no filme pelo ator Leonardo Dicaprio, cria diversas práticas para postular suas fraudes de maneira a lesar não uma empresa em particular, mas sim a conjuntura nacional do sistema bancário norte-americano. É como se ele tivesse levado muito a sério a frase do seu pai quando lhe entrega seu primeiro talão de cheques: “Você agora faz parte do clubinho deles”! Cinqüenta cheques é o ingresso!

O filme faz o gênero policial, cuja maior trama está na perseguição implacável do policial Carl Hanratty (Tom Hanks) em busca do ladrão de bancos mais famoso que burla todas as leis do país, ainda que seja somente um menino. Com sua história estampada nos principais jornais, o jovem Frank Abagnale Jr, sabe mentir muito bem com apenas 18 anos de idade e aperfeiçoa essa “arte” aprendida com o pai após se distanciar dele. Foi médico, advogado, co-piloto e sabia se disfarçar como ninguém numa época em que o mundo literalmente pegava fogo em meio a revoltas de cunho socialista pré-1968 e a Guerra do Vietnã.

Frank Jr quer tanto fazer parte do clubinho que se utiliza de identidades falsas, seguros inexistentes, cheques falsificados e muita lábia. O filme deixa claro ainda no começo da história (1963) que a figura do pai é a grande inspiração, mostrando homenagens feitas a ele, seus tempos de glória e a passagem repentina para uma pobreza que nem de longe está perto da nossa.

Numa sociedade onde a deturpação de valores éticos e morais se misturam com o consumo exagerado, em um meio social onde o que importa é aquilo que se tem e não daquilo que se é torna-se compreensível a busca insana de Frank Jr por um mundo de fantasias. Entretanto, podemos pensar que os bancos de quem ele rouba são as empresas onde muito acontecem fraudes do mesmo gênero, e se ali os valores são vazios e sem referência de limites, no ambiente empresarial, problemas pessoais e de origem financeira também podem ocasionar ou propiciar a fraude.

A fraude demonstra fragilidade dos controles internos e até uma fragilidade administrativa. Vários fatores podem ocasionar uma fraude, um deles é o fato do endividamento do sujeito que fica mais propenso a lesar a empresa onde trabalha, outro pode ser a fraqueza pessoal emocional, quando problemas pessoais afetam sistematicamente a vida profissional. Para o nosso jovem fraudador bastou o desemprego e a falta dos padrões e do status social para cometer fraudes.

Na esfera das empresas a fraude obriga os gestores a prestar contas perante todos que têm algum tipo de relação com a empresa. É preciso divulgar entre os trabalhadores a legislação brasileira e internacional sobre corrupção; estabelecer compromissos com seus colaboradores de cooperação; adotar comportamento ético e legal frente a todas as ações e honrar com os compromissos assumidos. Estes são alguns dos tópicos que podemos eleger para se evitar fraudes.

Com atuações de tirar o chapéu, Tom Hanks em muitos momentos demonstra ser o pai que o garoto fraudador tinha ausente, o pai real e não o cheio de devaneios, apaixonado por outra vida e desiludido com a separação da esposa. Aqui o gestor é o policial, que precisa prestar contas para sociedade e para os colegas de trabalho e provar que é capaz de prender o falsário custe o que custar.

É bom lembrar, ainda que seja adepto a uma prática não muito louvável no início do filme, Frank Abagnale Jr acaba por ter uma segunda chance na vida. Na prisão ele tem a chance de sair do crime e da lista de procurados do FBI. Suas qualidades de não ter medo diante do inimaginável, ter coragem e simpatia, procurar se informar acerca das profissões que iria se fazer passar vendo filmes e pesquisando, olhar nos olhos sempre, ter auto-estima, saber adaptar-se ao novo, prever circunstâncias e estar sempre vestido muito bem alinhado fez com ele se destacasse. Mais do que isso, seu talento de fraudar o salvou e assim ele foi reconhecido já em 1974, quando muda de lado e vai trabalhar como o implacável identificador de fraudes.

Mas, como nem sempre a arte imita a vida, é melhor nos manter somente com as qualidades de Frank no mundo dos negócios, mas com os pés bem firmes no chão lembrando sempre que as práticas de fraude só terminam bem no cinema!!

Curiosidade:
Frank William Abagnale, Jr. (Condado de Westchester, 27 de Abril de 1948) foi um falsificador de cheques e impostor estado-unidense por cinco anos na década de 1960. Atualmente preside a Abagnale and Associates, uma empresa de consultoria contra fraudes financeiras. Sua história de vida serviu de inspiração para o filme Catch Me If You Can ("Prenda-me se for capaz" no Brasil e "Apanha-me se puderes" em Portugal) , baseado em sua biografia não oficial de mesmo nome. Foto ao lado em 2007.

Prenda-me Se For Capaztitulo original: (Catch Me If You Can)
lançamento: 2002 (EUA)
direção: Steven Spielberg
duração: 140 min
gênero: Policial
Elenco: Leonardo DiCaprio (Frank Abagnale Jr.)
Tom Hanks (Carl Hanratty)
Christopher Walken (Frank Abagnale, Sr.)
Martin Sheen (Roger Strong)
Nathalie Baye (Paula Abagnale)
Amy Adams (Brenda Strong)
James Brolin (Jack Barnes)
Brian Howe (Earl Amdursky)
Frank John Hughes (Tom Fox)
Steve Eastin (Paul Morgan)
Chris Ellis (Agente Especial Witkins)
John Finn (Diretor-assistente March)
Elizabeth Banks (Lucy)
Ellen Pompeo (Marci)
Nancy Lenehan (Carol Strong)
Jennifer Garner (Cheryl Ann)
Frank Abagnale Jr. (Policial francês)


0 comentários: