5 de março de 2010

"Uma Linda Mulher" - Atendimento ao Cliente


Todo mundo sempre me pede um filme sobre Atendimento ao Cliente. Como aqui tentamos falar mais de gestão de pessoas, na parte interna das organizações, essa parte fica um pouco eclipsada nos textos e nos eventos do Cine Gestão. Mas aí parei para analisar. A mesma postura que eu tive ao deixar de lado o público externo é a mesma adotada por boa parte dos funcionários que está aí no mercado. Deixamos de pensar na importância do público externo quando olhamos apenas para o nosso umbigo. O público externo (consumidores, clientes, como quiserem chamar) não é só aquele que entra em uma loja, contrata um serviço ou gasta dinheiro em algum lugar ou projeto. Mais do que isso, ele um dos responsáveis por divulgar a boa imagem de uma organização e recomendar essa ou aquela marca para outras pessoas. Um verdadeiro outdoor humano.

Pense. Você trabalha em algum tipo de prestação de serviço. Todos os empregos do mundo prestam algum tipo de serviço a alguém (me ajudem se acharem algum que não seja assim, porque eu não lembro). Então, porque desprezar aqueles que te dão retorno direto, simplesmente por aparência, por gosto ou por simplesmente não ter achado que o cliente era bom?

Como estamos no “Especial Mulher”, o filme não poderia ser outro, senão um dos grandes filmes de mulher no cinema. “Uma Linda Mulher” traz o clássico exemplo (tão, tãaao explorado no mundo dos treinamentos de atendimento) da vendedora das lojas chiques e grifes caras que esnoba a personagem de Julia Roberts por causa de sua aparência.
Veja o vídeo abaixo:




Como todos sabemos, ela dá a volta por cima, porque está sendo bancada por 1 semana pelo personagem de Richard Gere (não estamos discutindo a moral do filme). Após essa cena, Vivian vai chorar as pitangas com o então acompanhante, que a leva pessoalmente a outras lojas incríveis onde, não só ele paga pelo que ela for comprar, como pelo tratamento diferenciado que ela recebe. O resultado: a cena antológica do “Big Mistake. Big. Huge” (Grande erro. Grande. Imenso) quando Vivian esnoba a vendedora que a tinha humilhado.
Veja o vídeo do final feliz de Vivian – pelo menos na cena – e o do infeliz da vendedora. E pense em como você está tratando o seu público externo.




Uma Linda Mulher
("Pretty Woman")

Dir.: Garry Marshall
Elenco: Julia Roberts, Richard Gere, Ralph Bellamy, Jason Alexander.

Duração: 119 min.
DISPONÍVEL EM DVD

0 comentários: