4 de março de 2010

Menina de Ouro


Pode parecer admiração pessoal (e é mesmo), mas não é à toa que os filmes de Hillary Swank vira e mexe vem parar aqui no Cine Gestão. Dona de um jeito único de interpretar, a atriz sempre entrega um personagem marcante do cinema em toda atuação sua. Foi assim que ela conseguiu destaque no mundo cinematográfico, ao dar vida a Teena Brandon, moça que transforma no rapaz Brandon Teena no filme “Meninos Não Choram”, que lhe rendeu seu primeiro Oscar. O segundo veio no papel mais marcante de toda a sua carreira, no filme que vamos comentar aqui agora. “Menina de Ouro” foi dirigido com tanta maestria por Clint Eastwood e tem uma interpretação tão dedicada de Swank , que é impossível não ser atraído para a história.

O filme traz a cabo a estória do treinador de boxe Frankie Dunn (Clint Eastwood). Dunn está distante da filha há muito tempo porque ele mesmo é extremamente fechado em seus relacionamentos. Enquanto luta para mudar isso, chega em sua academia a jovem Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), que está determinada a ser treinada a ponto de se tornar uma boxeadora profissional. Mas, antes disso, ela precisa encontrar alguém que realmente acredite em seu potencial e é em Frank que ela vê essa pessoa.

Claro que isso não é fácil e Frank reluta até o último momento em treinar Maggie. Com o apoio do amigo Eddie (Morgan Frreman), zelador da academia e outrora um boxeador treinado por ele, Frank começa a se render pelo talento de Maggie, que passa a ganhar cada partida que disputa, ganhando a alcunha de Mo Cuhisle. Quando ambos estão envolvidos demais nas lutas para pensar direito, um trágico acidente pode pôr um fim na carreira de treinador e boxeadora.

O principal ponto de “Menina de Ouro” a ser trabalhado é a confiança. Primeiro, confiança no que se faz melhor, no seu potencial. Segundo, confiança no trabalho do outro, naquilo que pode acrescentar no nosso próprio trabalho. Quando sentimos que podemos avançar, confortavelmente e com segurança, nosso instinto nos leva a dar o melhor de nós, porque sabemos que, não importa as ações, o resultado sempre será positivo.

“Menina de Ouro” ainda traz uma importante lição de determinação e perseverança. Maggie não descansou enquanto Frank não concordasse em treiná-la. Ela não desistiu contra tudo na sua família e na sociedade a diziam para não perseguir o sonho de ser lutadora. Ela não deu ouvidos aos péssimos boatos do mundo do boxe, que diziam que ela era uma novata sem muito futuro. Ela viu as adversidades como um motivo para continuar treinando duro, porque precisava provar agora que poderia ser uma grande boxeadora mesmo que tudo e todos estivessem contra ela.

Às vezes, desistimos de nossos objetivos porque os fatores externos na nossa vida se colocam como prioridade. Às vezes deixamos de lutar por nossos sonhos no primeiro objetivo que aparece. Às vezes (e infelizmente essas vezes não são raras), desistimos de seguir em frente simplesmente porque alguém nos disse que não iríamos chegar lá, não teríamos como conseguir, que não dá certo. Se você sabe que pode dar certo, seja qual for o objetivo, então irá dar certo, não importa o que os outros pensem. É O SEU OBJETIVO, E NÃO O DOS OUTROS!

Lute, tente, persevere, nem que o seu esforço seja esgotado. Sempre há maneiras de renovarmos nossas forças quando o esforços se vão. Tente contar com alguém que te apóie, que te dê o suporte necessário, seja colaboração braçal, intelectual ou apenas um ombro amigo. Caminhar com alguém é sempre melhor do que caminhar sozinho, mas lembre-se que é sempre você quem mostra o caminho.
"Menina de Ouro"
(Million Dollar Baby)
Dir.: Clint Eastwood
Elenco: Hillary Swank, Clint Eastwood, Morgan Freeman, Michael Peña e Jay Baruchel.
Duração: 132 min.
Vencedor de 4 Oscars: Melhor Filme, Melhor Atriz (Hillary Swank), Melhor Ator Coadjuvante (Morgan Freeman), Melhor Direção.
DISPONÍVEL EM DVD

0 comentários: