2 de março de 2010

Especial Mulher - "Erin Brockovich"

O Dia Internacional da Mulher é na semana que vem, dia 8 de Março, mas o Cine Gestão já vai adiantar aqui alguns filmes que trazem exemplos de determinação vindo delas: as mulheres. O filme não necessariamente será voltado para a mulher e poderá ser explorado de várias maneiras. Mas ainda assim aprendemos que as mulheres tem garra, coragem, determinação e muito mais paixão nas coisas que fazem do que os homens.

ERIN BROCKOVICH - UMA MULHER DE TALENTO


"Se uma pessoa ousa dizer 'isso está errado', outras se sentem estimuladas a seguir seu exemplo"

Nos anos 90, a americana Erin Brockovich trabalhava num escritório de advocacia, como arquivista, quando se interessou pelo caso de uma empresa de eletricidade cujos dejetos estavam contaminando com substâncias tóxicas a água de uma pequena cidade da Califórnia. Durante cinco anos, ela visitou diariamente as famílias que viviam na cidadezinha, acompanhando os casos de envenenamento e reunindo provas para abrir uma ação judicial contra a companhia. Não desanimou até ganhar a causa, no valor de 333 milhões de dólares – dos quais recebeu uma comissão de 2,5 milhões. Sua extraordinária história de coragem e persistência foi contada em 2000 no filme que leva seu nome e deu um Oscar a Julia Roberts pelo papel-título. Até hoje Erin trabalha na mesma firma, como diretora de pesquisas. Dá palestras e presta consultoria sobre processos envolvendo resíduos tóxicos. Ela formou-se em moda e design, já foi corretora de seguros, vendedora numa loja de roupas masculinas e miss Costa do Pacífico. Hoje, aos 43 anos, vive com o terceiro marido e três filhos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

O que Erin Brockovich realizou, a vitória que obteve contra uma grande empresa, e os benefícios que levou a uma comunidade que estava sendo envenenada (literalmente), não é invalidado com informações sobre com quem a personagem dormia, ou se é ou não mais rabugenta daquilo que nos é apresentado no filme. Já passou da hora de deixarmos de lado esta busca doentia por defeitos nas pessoas que, por uma ou por outra razão, se destacam, esta compulsão em mostrar que todo personagem histórico tem lá seus podres e nos concentrarmos nos resultados que eles conquistaram. Erin obteve êxito porque teve visão e sensibilidade empreendedora, e fez muito disso sozinha.


"Erin Borckovich" não traz só uma aula de Ética e responsabilidade social corporativa, ou ainda Gestão ambiental. No filme estão presentes valiosas lições sobre liderança, negociação empresarial, administração de conflitos e trabalho em equipe. Além de mostrar a coragem, a garra e a determinação de uma mulher que desafiou todo um sistema para, simplesmente, fazer o que achava correto.


"Erin Brockcovich - Uma Mulher de Talento"
(Erin Brockovich)

Dir.: Steven Soderbergh
Elenco: Julia Roberts, Aaron Eckhart, Albert Finney.

Duração: 130 min.

Disponível em DVD.









*Texto com colaboração do site http://www.simplessolucoes.com.br/ e de reportagem da Veja Online.

0 comentários: