15 de janeiro de 2010

Onde Vivem os Monstros

Estreia hoje nos cinemas "Onde Vivem os Monstros", novo filme do diretor Spike Jonze ("Quero Ser John Malkovich"). O filme é a adaptação de um dos clássicos da literatura infantil norteamericana. Como seria de se esperar, o filme deveria ser voltado para o público infantil, certo? Nem tanto. A ideia principal de "Onde Vivem os Monstros" é justamente falar sobre os medos e aflições que mais atingem os adultos, como a solidão, por exemplo. Esses problemas são observados através do protagonista da história, Max, um menino que anda o tempo todo com uma fantasia de lobo.

No filme, Max é o caçula de uma família de três. Ele mora com a mãe, que por ser solteira, trabalha o dia todo para levar o sustento dos filhos, e com a irmã, que está naquela fase chata da adolescência em que todos os adolescentes ficam chatos.Com esse cenário familiar, Max vive sozinho, sem a atenção da mãe e sem a amizade da irmã ou de qualquer outra criança. Por esse motivo ele sempre tem que se virar com a sua imaginação, o que faz com que ele passe metade do tempo com uma fantasia de lobo. Um dia, após uma travessura, a mãe o coloca de castigo e ele resolve fugir de casa. De tanto correr, ele acaba parando numa terra fantástico, a terra dos Monstros Selvagens. Lá, conhece Carol (voz de James Gandolfini, o Tony Soprano), KW (Lauren Ambrose), Douglas (Chris Cooper), o casal Judith e Ira (Catherine O'Hara e Forest Whitaker, respectivamente) e Alexander (Paul Dano). Um pouco desorientados, eles aceitam que o menino se torne seu rei e esquecem a ideia de devorá-lo.


Mas, como toda criança que se preze, Max promove um estado de anarquia em seu reino. "Que a bagunça comece!", determina o garoto para os outros monstros. Aos poucos, ele vai conhecendo mais sobre seus companheiros: Carol está tão perdido em si que vive em conflito com os outros, KW é introspectiva e gosta de seus momentos sozinha, Douglas é cheio de energia e iniciativa, Judith é sarcástica e dominadora, Ira é modesto e paciente e Alexander acha que não é levado a sério o suficiente pelos outros. Conforme os conflitos começam a surgir, Max descobre que nem o seu mundo imaginário é ideal. A partir daí, é hora de considerar o retorno ao lar e à realidade.

Percebe que o filme definitivamente não é apenas para crianças? Max tem que assumir uma posição de liderança no meio das criaturas e precisa colocar a ordem em um ambiente selvagem. Além disso, as criaturas tem personalidades tão fortes, que no fim das contas é Max quem precisa ser maduro o suficiente para lidar com a situação. Sua volta pra casa só vai ser determinada se todos aprenderem suas lições, inclusive ele!

Daí eu não conto mais, porque "Onde Vivem os Monstros" acabou de estrear. Então é a oportunidade perfeita para assistir pela primeira vez e se encantar com a história.

Onde Vivem Os Monstros
(Where The Wild Things Are)

Dir.: Spike Jonze
Elenco: Max Records, Catherine Keneer e vozes de James Gandolfini, Forest Withaker, Paul Dano, Catherine O'Hara, Lauren Ambrose e Chris Cooper.

Duração: 101 minutos

EM CARTAZ NOS CINEMAS

1 comentários:

Anderson Siqueira disse...

Um filme acima da média. Que te coloca num mundo abstrato e totalmente possível dentro de cada um. Um filme mágico. Mas que ainda assim cansa em vários momentos.