14 de janeiro de 2010

Rei Arthur, Gestão e Cultura



Ele aboliu as antigas normas de hieraqruia, despertou o cavalheirismo em todo um reino, levou a Grã-Bretanha à sua Era de Ouro e , para muitos, nunca morreu. Quem foi este homem e como podemos aprender com ele a sermos melhores gestores? É o que busca responder o 1° Encontro Gestão e Cultura, que vai trazer à tona todos os segredos do misterioso Rei Arthur para serem debatidos e incorporados ao mundo da gestão de pessoas.

O evento vai acontecer no dia 27 de janeiro, às 09 horas, no auditório da Proeduc, que fica no Largo de São Francisco, n° 34, 5° Andar - Centro do Rio de Janeiro.

Mais informações pelo telefone (21) 3553-2453.

Para aproveitar o clima e já ir se integrando do assunto, fica a dica de três filmes baseados na mitológica história do Rei.

"As Brumas de Avalon"
Especialmente prduzido para a televisão, "As Brumas de Avalon" conta a história de uma sacerdotisa que prepara o nascimento de Arthur, que viria a se tornar rei para comandar a Bretanha e salvar Avalon, o reino mágico que depois se torna o local pra onde Arthur vai após sua " quase morte". Com Anjelica Huston, Joan Allen e Juliana Marguiles.
Baseado no famoso livro de Marion Zimmer Bradley, onde toda a história do Rei Arthur é narrada através de personagens femininos.

"Excalibur"
Filme de 1981 que conta a história de Arthur tendo em vista a mitologia da espada. Durante a era medieval, o rei Uther Pendragon recebe do mago Merlin a mística espada Excalibur. Uther se apaixona por Igrayne, esposa de um dos seus aliados (Titangel), e é auxiliado por Merlin para possuí-la. Em troca, Merlin exige a criança, fruto desse relacionamento, seja entregue a ele quando nascer. Após varios conflitos, Uther é ferido mortalmente, e antes de falecer enterra a espada em uma pedra, deixando a Inglaterra sem um rei. Apenas quem retirar a espada da pedra poderá se tornar o novo rei.


"Rei Arthur"

A mais recente adaptação para os cinemas da famosa história traz um Arthur mais guerreiro e bárbaro. O filme conta uma história fictícia baseada em dados arqueológicos de que a lenda do Rei Arthur teria se originado em uma pessoa real, um comandante romano de nome Artur. No filme, que mistura as evidências históricas com elementos das lendas arturianas, Artur e seus Cavaleiros enfrentam os saxões, que invadem a Grã-Bretanha quando o império em decadência está se retirando, deixando os habitantes da ilha a mercê dos invasores.
"Rei Arthur "foca nas disputas políticas, a queda do império romano, o avanço dos bárbaros saxões, os conflitos religiosos entre cristãos e pagãos e a tentativa desesperada de Arthur em manter a Bretanha unida, onde culmina e barbárie desenfreada, afinal tudo era resolvido na espada, com sangue.

Em breve, mais sobre a história do rei-guerreiro.

0 comentários: