13 de novembro de 2009

Que salto alto, que nada!


Cinema pra ser usado pra treinamento vai muito além de sapatos de salto alto e estilistas famosas, como os casos abordados até agora no Cine Gestão (Ver "O diabo veste Prada" e "Coco Antes de Chanel"). Pois os homens podem também se sentir encorajados para participar de sessões de treinamento com filmes! Separei três exemplos de filmes que tem muita ação e batalhas épicas, provando que o cinema é uma arte democrática. Hora da revanche masculina!

1 - Gladiador (2000)

Estrelado por Russel Crowe , a história do guerreiro Maximus, que perde tudo após o herdeiro do Império Romano, Comoddus, assumir o posto de seu pai no comando , é comovente e deixa incríveis lições de perseverança e determinação. Maximus passa por várias provações e vai de general a escravo, virando um gladiador nas arenas de batalha. O bom do filme são as espetaculares cenas de guerra e as lutas dos gladiadores na arena (com uma perfeita reconstrução digital do Coliseu). Vencedor de cinco Oscars, incluindo Melhor Filme.



2- Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo (2003)

Neste longa de batalhas marítimas (coincidentemente, também estrelado por Russel Crowe), o bom de se usar em treinamento é o trabalho em equipe. O filme mostra como um navio britânico lutou sozinho contra toda uma frota francesa na Era Napoleônica - em águas brasileiras, diga-se de passagem. Sozinhos, eles também tinham a missão de capturar o maior número de prisioneiros possíveis de uma nau francesa veloz e letal. Outro filme que também tem ótimas cenas de ação, bem ao estilo "Piratas do Caribe", só que com uma carga dramática maior. Vale a pena assistir e aprender mais sobre o espírito de liderança desses marujos.


3 - 300 (2007)

Com "300" fica provado que a união realmente faz a força. Para quem não conhece toda a história, o filme narra a épica batalha que os gregos da cidade de Esparta travou contra o exército persa de Xerxes, na batalha que ficou conhecida como Batalha das Termópilas. O diferencial é que o exército espartano só contava com 300 homens contra mais de centenas de milhares de persas. Nem os historiadores sabem precisar o número de guerreiros. No fim, os espartanos não conseguiram vencer todo o exército, mas a sua determinação ganhou tempo para que toda a Grécia se unisse e formasse uma frente de batalha infinitamente superior aos persas. A batalha seguinte ficou conhecida como "Batalha de Maratona" e foi tão importante que definiu os rumos de toda cultura ocidental (europeia, americana e africa colonizada). O filme, claro, narra todos esses eventos com muita ação.

0 comentários: