3 de novembro de 2009

O Diabo Veste Prada


O emprego do sonho pode vir a se transformar num pesadelo


Maria Bernadete Pupo



Uma reflexão sobre o filme:


Apesar de previsível, quem o assistir com uma visão crítica vai visualizar muitas situações que são expostas em aulas de Administração. você irá perceber situações que envolvem desde o momento da seleção, da importância de se preparar para uma entrevista, das dificuldades encontradas no ambiente de trabalho, de como lidar com os grupos informais até a Gestão de Pessoas e os estilos de liderança. Andréa Sachs, recém-formada em jornalismo, muda-se para Nova York, a fim de conseguir emprego como articulista em alguma revista da cidade. Mas, ela acaba conseguindo trabalho somente na revista de moda Runway.


Postura durante a seleção


Sua postura simples durante a entrevista não foi adequada ao perfil da vaga e ao ambiente e, além disso, sequer procurou certificar-se dos dados da organização para a qual estaria candidatando-se. Fica desconcertada quando Miranda perguntou-lhe se lia a revista Runway e se a conhecia. Percebe-se que somente quando Andréa chega para a entrevista, é que começa a entender que seria preciso mais que iniciativa e determinação para vencer aquele desafio. E, quase que no final da entrevista, com ar de simplicidade a candidata conseguiu demonstrar em poucas palavras suas habilidades e competências ao destacar o trabalho que realizava na universidade, despertando assim o interesse da editora-chefe. Esta postura serve de alerta para as pessoas que procuram uma colocação as quais devem se planejar para buscar um emprego e focar o negócio a que se propõem.

O planejamento pode evitar sua exposição desnecessária e mais dissabores. A contratação de Andréa ocorreu muito mais pela sensibilidade da gestora que focou o comportamento da candidata, a qual, sem ao menos perceber, exemplificou um contexto, uma ação e um resultado (CAR) tão exigido nas entrevistas por competência, quando disse que era inteligente, tinha facilidade de aprendizado e era dedicada e que na universidade onde estudava, ganhou competição nacional e teve premiação em jornalismo.


A surpresa do início




Andréa demonstrou qualidades indispensáveis para todo e qualquer profissional que deseja ser bem-sucedido no mundo corporativo: equilíbrio emocional para aceitar as discriminações e os ataques da assistente Emily. Uma coisa era certa, a de que Andréa não tinha a menor postura e se sentia uma figura solitária entre o exército de "saltinhos" da equipe da Runway - divas da moda macérrimas, batendo seus saltos altíssimos pelos corredores da revista.



Porém, este é um exemplo de que as pessoas são adaptáveis e quando querem conseguem superar seus próprios limites, recusando-se a fracassar, um ponto fundamental para quem deseja vencer. A postura arrogante e insegura de Emily, que enxergou na figura de Andréa uma ameaça ao seu emprego, atribuiu-lhe críticas e menosprezou suas habilidades - problemas estes a que todos estamos sujeitos a enfrentar, principalmente no inicio de uma atividade. Ao final, Andréa conseguiu conquistá-la (outra habilidade necessária para manter o bom relacionamento interpessoal no dia-a-dia). E tudo sempre com um sorriso no rosto (bom humor, outra característica fundamental que faz a diferença entre um profissional e outro).


Reflexão

Esses são alguns dos requisitos fundamentais para os profissionais tornarem-se bem-sucedidos nos dias atuais, porém Andréa enfrentou sérios problemas com as exigências do novo emprego, incluindo tarefas absurdas ordenadas pela chefe, temida por todos, submetendo suas assistentes a um regime de exigência extremada, não perdoando falhas, não esboçando elogios, maltratando e humilhando seus subalternos de maneira irônica e implacável, caracterizando assim abuso de poder, motivo este que tem rendido uma série de processos para as organizações por assédio moral. A verdade é que Andréa acabou anulando sua vida pessoal e se adaptou de tal forma, que passou por mudança radical, tanto visual, quanto em relação ao seu comportamento (flexibilidade, outro requisito importante que também faz a diferença entre um profissional e outro). O que se percebe é que Andréa tinha obsessão pela sua carreira e quando percebeu que poderia transformar todos aqueles desafios em oportunidades doou-se de corpo e alma, pois teria a oportunidade de conhecer jornalistas do mundo todo, decidindo abandonar tudo em favor de seus sonhos e quanto mais ela enxergava a vida pelos olhos de Miranda, mais tinha a certeza de que o mundo dela seria fabuloso, porém solitário; mas entendia que o sucesso dependia de um grande sacrifício.

Talvez ainda não tivesse entendido que para isso tudo tinha um preço a pagar. Esse é um drama que infelizmente está presente na vida de muitas pessoas. A mensagem que podemos tirar deste filme é: que ter perseverança, dedicação, humildade, seriedade e honestidade são fatores muito relevados no mundo corporativo, porém, nada deve ultrapassar o limite de nossa dignidade e de nossa integridade.

0 comentários: