13 de julho de 2010

Príncipe da Pérsia: Para voltar no tempo!

Por Aline Souza

@souzaline
@cinegestao
Ainda que seja uma história pouco verossímil, de um tempo que há muito passou, é interessante perceber no filme Príncipe da Pérsia – As areias do tempo, valores que nunca deixarão de ser importantes na hora de valorizar características de um bom líder, o que poderíamos comparar com o papel desempenhado pelos príncipes de outrora. Valores como bravura, coragem e a postura de estar sempre em defesa da verdade.

O filme trata da história de um garoto, que quando criança foi adotado pelo grande Rei da Pérsia por tê-lo cativado pela coragem prematura. Quando adulto o príncipe guerreiro conhece uma misteriosa princesa e juntos lutam contra forças obscuras para proteger uma antiga adaga capaz de libertar as Areias do Tempo - um dom dos deuses que dá à pessoa que o possui o poder de controlar o mundo. Após passar por situação de conspiração, a sua luta pela união da irmandade do Reino triunfa!



Para o país Pérsia (do latim Persia, através do grego antigo Περσίς ou Persís) é oficialmente admitido como um sinônimo para Irã, embora esta última tenha se tornado mais usual no Ocidente, depois de 1935.



Etimologia: Pelo menos desde 600 a.C., o termo Persis era usado pelos gregos para referirem-se à Pérsia/Irã. Persis provém do persa Pars ou Parsa – o nome do clã principal de Ciro e que também deu o nome da região onde habitavam os persas (correspondente, hoje, à moderna província iraniana de Fars). O latim emprestou o termo do grego, transformando-o em Persia, forma adotada pelas diversas línguas européias. O povo iraniano, para se referir ao próprio país, usava desde o período Sassânida, o termo "Iran", que significa “terra dos arianos”, derivado de Aryanam, forma encontrada em textos persas antigos. No período aquemênida, os persas usavam o termo Parsa. Em 1935, o Xá Reza Pahlavi solicitou formalmente que a comunidade internacional passasse a empregar o nome nativo do país, Iran (Irã ou Irão, em português). Em 1959, o Xá Mohammad Reza Pahlavi anunciou que tanto Pérsia como Irã eram formas corretas de referir-se ao seu país. (Fonte: Wikipédia).

Para ler mais veja História Persa


Título Original: Prince of Persia: The Sands of Time

Intérpretes: Jake Gyllenhaal, Gemma Arterton, Ben Kingsley, Alfred Molina, Toby Kebbell, Richard Coyle, Reece Ritchie

Realização: Mike Newell

Distribuido em Portugal por: ZON Lusomundo

Género: Acção/Aventura/Fantasia/Romance‎‎

Ficha Técnica: Duração: 1h56m
Origem: EUA


0 comentários: